sexta-feira, 18 de setembro de 2009

OFICINA SOBRE AVALIAÇÃO - 16/09/09








No dia 16 de setembro realizamos a Oficina de Avaliação.
Falar sobre Avaliação, às vezes é semelhante ao ato de mexer numa colméia de vespas, afinal avaliação ainda é, para muitos professores e alunos, um tema muito polêmico e contraditório.

Professores se perguntam: como implementar um processo avaliativo que não seja terminal, punitivo, classificatório, seletivo e excludente? Que não tenha como centralidade a nota? Como avaliar a partir das emergentes formas de ensinar? Como fazer da avaliação um processo/instrumento de acompanhamento, mediação, diálogo e intervenção mútua entre o ensino e as aprendizagens? Como usar do processo avaliativo para reorientar a prática docente e conscientizar os educandos de seu percurso de aprendizagem? Até que ponto as áreas específicas do currículo exigem práticas avaliativas diferenciadas?

Uffa... Quantas perguntas! Parecem exaustivas, mas são necessárias, afinal elas denunciam que os profissionais da educação possuem a vontade de desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade social, como também deixa clara a necessidade de se reformular a sua formação inicial e continuada, para atender as mudanças sociais da nossa sociedade.

Nesta oficina refletimos sobre Currículo, sobre os testes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), sobre a Prova Brasil e suas Matrizes de Referência...
A oficina foi muito interessante, houve participação de todos Cursistas, fazendo comentários e questionamentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário