terça-feira, 8 de setembro de 2009

02/09/2009 - RELATÓRIO DA OFICINA DO TP 03 – UNIDADES 09 E 10






A oficina do TP 03 foi dinâmica, alegre e excepcionalmente divertida. A sala foi ornamentada com diversos cartazes que caracterizavam alguns gêneros textuais.




Ao chegar, os cursistas foram recebidos com a música maranhense “Cuxá Orquestrado”, dos compositores Wellington Reis e José Ignácio (escolhi esta música pela sua intertextualidade inter-gêneros), e com um cartão contendo o poema “Classificados Poéticos” de Roseana Murray.

Pedi a uma cursista que lesse o poema e fizesse uma reflexão sobre o mesmo.

Logo após, iniciamos um passeio pela sala e fizemos algumas considerações sobre os cartazes afixados nas paredes:

· Podemos considerar o material como textos? O que é texto?

· Vocês costumam trabalhar com esses textos em sala de aula?

· E Pensando no ensino através dos textos, qual seria o objetivo de LP?

· E os textos apresentados são gêneros?

· O que são gêneros textuais?

· O que é tipologia textual?

Fui surpreendida positivamente pela tur

ma, que já trazia um conhecimento considerável sobre as atuais concepções de gêneros textuais.

Coloquei uma caixa de MDF em forma de livro em cima da mesa contendo fichas, cada uma contendo um nome e uma característica de um gênero textual exposto na sala. Alguns cursistas retiraram fichas da caixa e relacionaram ao gênero exposto.



A turma foi dividida em 6 grupos. O conceito mais discutido pelos grupos foi sobre a Transmutação dos Gêneros.

Foi surpreendente a criatividade e a diversidade textual das apresentações pela turma!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário