sábado, 3 de outubro de 2009

TP4 - LETRAMENTO (30/09/2009)

Desta vez viajamos no Letramento, conforme aborda o TP 04 Unidade 14.

No início os Cursistas receberam uma folha para que registrassem, em forma de “Diário de Bordo”, tudo que eles considerassem significativo que ocorrera na oficina: suas impressões, seu aprendizado, pontos marcantes.

Além da apresentação de Slides, Músicas e Relatos de Experiências dos “Avançandos na Prática”, a oficina foi muito dinâmica. A sala foi organizada anteriormente, cada cantinho foi arrumado de forma a representar um ambiente: lojinha; mercadinho; posto da COELBA, sala de aula e DIREC.

Os Cursistas vibraram no momento em que as equipes representaram situações sócio-comunicativas, cada grupo encenou um evento social em que alguém estava na condição de não letrado:

· 1° Grupo - Duas donas de casa num supermercado fazendo compras e discutindo sobre os produtos, uma delas chama a atenção da outra que não sabe como analisar os rótulos dos produtos;

· 2° Grupo - Dois alunos fazendo a inscrição para o ENEM, discutindo como preencher a ficha de inscrição;

· 3° Grupo – Uma conversa entre um consumidor e um funcionário da Companhia de Energia (Coelba), o consumidor solicita explicações sobre o alto preço da conta e informação sobre o gráfico de consumo;

· 4° Grupo – Duas consumidoras que se enganam com o preço de uma mercadoria dividida em prestações, pensando que o valor da prestação é o valor total do produto;

· 5° Grupo – Dois professores discutindo o preenchimento do formulário de Requerimento de Direitos e Vantagens (RDV) da Secretaria de Educação.

As apresentações foram bem criativas contemplaram o objetivo, que era vivenciar situações que demonstravam o letramento e ausência dele.

Sugerimos que os cursistas trabalhassem com seus alunos as aulas 6 (página 27) e 8 (página 34) do AAA 4, versão do professor, observando de que forma as atividades contemplavam a proposta de Letramento.

Passeamos por algumas atividades do TP4, unidades 13 e 14 e lemos o texto de referência da página 54 e 55.

Refletimos sobre as diversas situações de letramento a que estamos submetidos durante todo o tempo; diferenciamos letramento de alfabetização; falamos sobre os procedimentos, estratégias e objetivos da leitura; sobre as atribuições de significados; refletimos sobre como a escola se comporta diante da proposta de letramento.

Ao final da oficina os Cursistas devolveram o Diário de Bordo devidamente preenchido e externaram quanto foi edificante e esclarecedora a Oficina de Letramento.


































Um comentário:

  1. Rivane, seu blog está muito bonito, li tudinho. Parabéns!
    Quero pedir-lhe que acrescente um pouco mais das suas impressões acerca do aprendizado dos cursistas e que reflita sobre o seu trabalho como formadora. Pode ser? Lembre-se de que este espaço é seu e, como dona, você pode deixá-lo do seu jeitinho. Divirta-se!
    Bjks e até mais.

    ResponderExcluir