quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TP 06 - ARGUMENTAÇÃO


Os cursistas amaram essa Oficina, disseram que foi leve, divertida e esclarecedora!
Assistimos um vídeo legal, onde um "espermatozóide esperto" usa uma flor como argumento para convencer o óvulo que ele era o parceiro ideal.


Vivenciamos momentos argumentativos, onde a sala foi dividida em duplas que receberam frases polêmicas; um componente da dupla criou argumentos concordando com frase enquanto o outro criou argumentos discordando. Foi muito interessante observar a dificuldade os cursistas em defender algo que eles não acreditavam.

Em outro momento da Oficina a sala foi ornanizada em cinco grupos, cada grupo assumiu o papel de um individuo (corretor, noivo,dona de casa, arquiteto e ladrão), produziu um texto descrevendo uma casa e argumentou sobre os benefícios desta casa. Os grupos socializaram suas produções encenando-as.
Segundo as avaliações dos cursistas, "essa foi a melhor oficina até o momento"!!!

Um comentário:

  1. Rivane, é muito bom ter um retorno positivo das nossas ações, sobretudo, quando demonstramos o quanto é prazeroso o trabalho que realizamos. A produção de textos argumentativos é considerada um problema para alunos e professores, assim , ao ler o seu relato sobre a satisfação dos cursistas com a proposta da oficina, simplesmente vibrei. O GESTAR é isso: o redimensionamento do olhar acerca do processo ensino/aprendizagem, é o lúdico no fazer pedagógico dos docentes de língua portuguesa. Adorei, parabéns!!!

    ResponderExcluir